Ouvir música e dirigir pode mudar seu ânimo

Published / by audiored

Beber e dirigir não é uma boa ideia, mas ouvir música durante a condução pode ser, especialmente se você selecionar um conjunto de músicas que ajudam a acalmar seus nervos, melhorar o seu humor e diminuir a sua ansiedade de condução.

Um estudo publicado em Ergonomics queria descobrir o tipo de música tem efeito no seu corpo quando você quer perder medo de dirigir . Por isso, veja o que acontece em situações de condução quando os motoristas ouviam música vs quando nenhuma música foi tocada.

Os pesquisadores descobriram que a música:

  • Pode influenciar o humor e manter modo que, por sua vez, pode desempenhar um papel no comportamento de condução.
  • Não tem qualquer influência sobre o desempenho de condução em situações exigentes (ou seja, durante a condução em pistas estreitas)
  • Pode reduzir as taxas de respiração, quando comparado com passeios tomada sem música
  • Não tem qualquer influência sobre a freqüência cardíaca, apesar de sua influência sobre as taxas de respiração
  • É capaz de impactar positivamente o humor durante a condução, potencialmente resultando em um estado mais sereno e um comportamento mais seguro
  • É capaz de impactar negativamente o humor durante a condução, potencialmente resultando em um estado mais ansioso ou agitado e comportamento mais perigoso

Os resultados são muito interessantes. Existe um grande número de pessoas no Brasil que querem vencer o medo de dirigir e não sabem como começar. O primeiro passo pode ser justamente esse, bote uma música calma para ajudar no seu relaxamento. Assim aos poucos você vai vencer esse medo de dirigir sozinha.

O importante é sempre entrar no carro relaxada e confiante. Dê pequenas voltas pelo seu bairro antes de começar a dirigir na cidade ou em lugares muito movimentados. Evite tambem em sair nos horarios de pico. Baixe algumas musicas relaxantes e vá com calma e aos poucos você consegue dirigir sem medo..